Você se sente cansada demais? Saiba o que fazer!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Dores no corpo, cansaço excessivo, fadiga e indisposição são sinais de alerta de que algo não anda bem na rotina!

Foto: Freepik

Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271

A alimentação é a principal fonte de energia ao corpo e quando não feita da forma correta o organismo é prejudicado e com o passar do tempo, os sinais se intensificam, por isso é preciso ter atenção à alguns pontos.

Não pule refeições

Passar longos períodos sem se alimentar ou não ter um horário adequada para as refeições, prejudica a boa saúde do organismo, pois o corpo precisa utilizar as reservas nutricionais e entra no que chamamos de “estado de alerta”, podendo intensificar dores de cabeça, falta de concentração e cansaço.

Tenha uma rotina alimentar rica em nutrientes

Ter energia para as atividades diárias no entanto não está apenas relacionado ao ato de se alimentar, mas também aí tipo de alimento ingerido. Procure consumir diariamente frutas verduras , legumes e grãos variados (quanto maior a diversidades, maior o consumo de nutrientes). Banana, abacate, aveia, milho, batata doce são exemplos de alimentos que trarão boa energia para a sua rotina.

Fortifique a alimentação com ferro

A fraqueza e indisposição frequente sempre deve ser investigada por um profissional, pois a diminuição de ferro é um dos fatores que aumentam esse cenário. Por esse motivo tenha em sua alimentação a presença diária do grupo de feijões como feijão preto, feijão marrom, lentilha, ervilha e grão de bico. Além disso o consumo de vegetais verdes escuros na alimentação e a inclusão uvas e melado na alimentação poderão ser ótimas estratégias para auxiliar no tratamento.

Consuma vitamina C

A ingestão de laranja, morango, acerola, abacaxi entre outros alimentos ricos em vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, auxilia na absorção do ferro.

Atenção a Vitamina D

A baixa quantidade de vitamina D no organismo, também é um fator de atenção, pois entre as consequências estão as fraquezas e dores musculares, por isso não esqueça de diariamente ter um tempo de exposição ao sol e, caso o profissional julgue necessário, a suplementação nesse caso pode ser importante.

Fuja dos alimentos estimulantes

Os alimentos estimulantes são grandes aliados dos casos de fraqueza e indisposição a longo prazo. Por atuarem utilizando sempre as reservas de nutrientes do organismo eles podem “mascarar” os primeiros sinais de alerta que o corpo envia. Além do mais eles possuem mecanismos que atrapalham a absorção de muitos nutrientes.

Evite os ricos em gorduras, sal e açúcar

Além desse grupo de alimentos apresentar grande caloria, os mesmos possuem baixa quantidade de nutrientes e podem enfraquecer a qualidade da sua dieta.

Não esqueça das fibras na alimentação

Consumir a quantidade ideal de fibras diariamente, irá auxiliar na absorção dos nutrientes, através do funcionamento intestinal adequado. Um profissional pode te ajudar a fazer esse cálculo de forma mais pessoal.

Beba água

A falta da quantidade adequada de água diariamente pode afetar o organismo como um todo, desde a memória e concentração, até mesmo na qualidade e mobilidade diária. Inclusive, temos um conteúdo ótimo no site sobre a importância da água para o nosso corpo.

Bônus: Pratique atividade física

Durante a atividade o organismo produz hormônios que são responsáveis pela sensação de bem estar, além disso, auxiliam na liberação de toxinas que provocam uma maior sensação de cansaço, trazendo assim disposição e benefícios ao corpo.

É importante também ter atenção ao horário do sono. Se alimentar de forma correta é essencial, porém, a falta de descanso adequado pode trazer grandes malefícios. Uma noite de sono mal dormida é altamente prejudicial ao desempenho para as atividades. Por isso ter uma rotina de sono saudável é primordial a disposição diária.

Conseguiu encontrar o motivo do seu cansaço aqui neste texto? Ainda que a raiz do problema seja outra, essas são algumas dicas para melhorar a sua qualidade de vida e diminuir o seu cansaço no dia a dia.

Veja outros artigos

O que acontece depois do Dia das Mães

No último domingo, milhares de mães, em todo o Brasil, almoçaram com seus filhos, receberam presentes, foram parabenizadas e homenageadas publicamente. Mas