Água: A “Fonte da Juventude” criada por Deus

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Beber água traz benefícios para a pele.

Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271 

Você acorda pela manhã, olha no espelho e percebe que a pele não está legal. O rosto cansado e olheiras refletem a rotina dos últimos dias.  Corre, faz as primeiras atividades dentro de casa, se arruma para os compromissos fora do lar. Na hora de sair, bate o dedo na maçaneta e a unha quebra. Entra correndo no carro dá mais uma olhada no retrovisor e resolve prender o cabelo, afinal ele tem caído tanto nos últimos dias e o brilho já não é o mesmo. Nesse momento você pensa, “Estou precisando me cuidar mais.” 

A verdade é que, uma pele bem cuidada, cabelos bonitos e unhas fortes fazem bem para a autoestima de qualquer mulher, e se engana se a essa altura você acredita que a solução é apenas o salão de beleza e cremes com promessas milagrosas. Esse cenário pode não se tratar apenas de cuidados externos, mas sim um sinal de que algo não está legal.  

A carência ou ingestão inadequada de nutrientes afetam o nosso corpo de forma que muitas vezes são deixadas passar. Unhas quebradiças, cabelos com muita queda, aparência cansada são meios que o corpo utiliza para comunicar a falta de nutrientes importantes.  Existem vários nutrientes que tornam a alimentação adequada, benéfica ao organismo e hoje o destaque vai para algo simples, poderoso e acessível. A água

Benefícios da ingestão adequada de água: 

  • Fortalece e hidrata a pele

Ingerir a quantidade de água adequada auxilia na manutenção da umidade da pele e assim fornece nutrientes essenciais, dando elasticidade ao tecido e retardando os sinais da idade adquiridos com o tempo. Hidratar o organismo é um dos grandes segredos para a saúde da pele, bem como a utilização de duchas com temperaturas mornas a frias, que além de fortalecerem o sistema imunológico, auxiliam na proteção a manutenção saudável da pele.  

  • Funcionamento Intestinal adequado 

Á água é essencial no processo de digestão, além de auxiliar na absorção dos nutrientes, ela também atua no bom funcionamento intestinal. Quando o intestino não funciona de maneira adequada o corpo é prejudicado e dentre os malefícios, a pele é altamente prejudicada. Um intestino preso além de causar vários desconfortos, pode ser causador de manchas e espinhas.  

  • Cabelos saudáveis e com boa aparência 

¼ do peso do fio do cabelo é formado por água. Quando a quantidade ingerida não é suficiente a tendência é que os fios comecem a quebrar e apresentar de forma opaca. Hidratar o cabelo com cremes e óleos é primordial, porém a ingestão de água auxiliará na manutenção e qualidade do crescimento da raiz e dos fios.  

  • Musculatura Saudável

Cerca de 75% dos músculos do corpo são compostos por água. Quando a ingestão de água diária está dentro do indicado, esses músculos se tornam mais saudáveis e fortes, diminuindo cãibras e problemas musculares. 

  • Diminuição na retenção de líquido 

A falta de água coloca o corpo em sinal de alerta, favorecendo a retenção líquido no organismo. O que muitas vezes são responsáveis pelas sensações dos inchaços desagradáveis. 

  • Controle no aparecimento de celulites 

Por auxiliar na eliminação de impurezas e como consequência favorecer a boa circulação sanguínea a água é uma grande aliada na diminuição do aparecimento de celulites. 

Esses são apenas alguns dos grandes benefícios que a ingestão de água trás para o organismo. Atualmente o Guia alimentar da população brasileira, sugere ingestão em média de 2 litros de água ao dia para a população adulta. Quando a atenção ao consumo de água é esquecida, além de o corpo não ter os benefícios importantes, dores de cabeça, insônia, irritabilidade, fraqueza entre outros fatores podem ser desencadeadas por tais ausência. 

A próxima vez que você olhar no espelho e sentir que precisa de mudanças, lembre-se que uma delas é a quantidade adequada de água, a “fonte da juventude”. A aparência e saúde estão ligadas diretamente aos fatores internos, aparência vai além da estética, o verdadeiro auto cuidado tem como objetivo a prioridade da saúde e qualidade de vida e você merece esse cuidado. O restante virá no pacote. 

Que tal tomar um copo de água agora mesmo? Seu corpo agradece. 

“ Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes bênçãos do Céu. Seu uso devido promove a saúde. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir à doença.” — A Ciência do Bom Viver, 236 (1905). CRA 419.1

Veja outros artigos

O que acontece depois do Dia das Mães

No último domingo, milhares de mães, em todo o Brasil, almoçaram com seus filhos, receberam presentes, foram parabenizadas e homenageadas publicamente. Mas