Não fuja do Outubro Rosa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Seja no dia a dia, nos exames ou na alimentação, pequenas atitudes podem prevenir o câncer de mama.

Outubro Rosa

Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271 

Estamos em outubro, conhecido como Outubro Rosa, e ouvimos diversos dados e campanhas a respeito do câncer de mama e sua prevenção. Talvez, entre tantos números, você  pense que essa campanha não é para você, afinal, seus exames estão em dia e nunca apresentaram alteração. 

Mas a verdade é que existem outras opções que complementam o hábito de fazer os  exames rotineiros e o auto toque de mama. A prevenção está relacionada ao estilo de vida, e para que o câncer possa ser detectado no estágio inicial é necessário dar atenção aos detalhes. 

Segundo  dados do Instituto Nacional de Câncer, as escolhas alimentares inadequadas são a segunda maior causa de câncer que poderia ser prevenida. Só no Brasil, cerca de 20% dos casos de câncer poderiam ser evitados caso houvesse uma rotina alimentar saudável. 

A alimentação balanceada é a base de uma boa saúde. Tudo o que comemos terá impacto no bem-estar. A má alimentação enfraquece o organismo, baixando a imunidade e podendo sim abrir portas para o surgimento de doenças. 

E os fatores genéticos? 

Sabemos que existem algumas doenças que fazem parte da nossa formação hereditária, porém, o fato de sermos predispostos ao desenvolvimento de alguma doença, não define propriamente o surgimento da mesma. Além disso, é imprescindível ressaltar que mesmo quando é descoberto alguma alteração nos exames, a alimentação adequada possui um papel muito importante, pois um organismo sem energia e nutrição terá maior dificuldade em combater e trabalhar na recuperação. 

Entende como a alimentação é primordial para a saúde? Por isso, é importante pensar que  os exames de rotina são essenciais para o diagnóstico precoce, mas não são suficientes para a prevenção do surgimento da doença. A preocupação com a saúde precisa ser uma junção entre o estilo de vida saudável e o exame de rotina.

Quer saber como ter esse olhar especial? Anote algumas dicas: 

– Tenha horários diários para fazer as refeições, não pule refeições; 

– Fuja dos alimentos ultraprocessados, ricos em corantes, condimentos e conservantes. Quanto maior a lista de ingredientes na embalagem, pior o alimento;

– Tenha uma alimentação variada em cores e grupos alimentares, como grãos, leguminosas, frutas e vegetais;

– Cuidado com o uso de açúcar, principalmente o refinado;

– Beba água suficiente;

– Prefira alimentos integrais; 

– Fuja de refrigerantes e bebidas artificiais;

– Evite frituras;

– E na dúvida, anote a regrinha: “desembale menos e descasque mais”. 

Que esse Outubro Rosa te leve a ter atenção aos exames de rotina, ao auto exame, mas que também te faça refletir sobre a importância do cuidado com a sua alimentação em todos os outros meses. Use o outubro rosa como o momento para fazer sua listinha de mudanças. Afinal, “é melhor prevenir do que remediar!”

Imagem de diana.grytsku no Freepik.

Veja outros artigos

Gratidão em meio às dificuldades

No turbilhão de nossas vidas, é fácil nos perdermos na correria diária, nas expectativas não atendidas e nos desafios que parecem constantes.