Não fuja do Outubro Rosa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Seja no dia a dia, nos exames ou na alimentação, pequenas atitudes podem prevenir o câncer de mama.

Outubro Rosa

Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271 

Estamos em outubro, conhecido como Outubro Rosa, e ouvimos diversos dados e campanhas a respeito do câncer de mama e sua prevenção. Talvez, entre tantos números, você  pense que essa campanha não é para você, afinal, seus exames estão em dia e nunca apresentaram alteração. 

Mas a verdade é que existem outras opções que complementam o hábito de fazer os  exames rotineiros e o auto toque de mama. A prevenção está relacionada ao estilo de vida, e para que o câncer possa ser detectado no estágio inicial é necessário dar atenção aos detalhes. 

Segundo  dados do Instituto Nacional de Câncer, as escolhas alimentares inadequadas são a segunda maior causa de câncer que poderia ser prevenida. Só no Brasil, cerca de 20% dos casos de câncer poderiam ser evitados caso houvesse uma rotina alimentar saudável. 

A alimentação balanceada é a base de uma boa saúde. Tudo o que comemos terá impacto no bem-estar. A má alimentação enfraquece o organismo, baixando a imunidade e podendo sim abrir portas para o surgimento de doenças. 

E os fatores genéticos? 

Sabemos que existem algumas doenças que fazem parte da nossa formação hereditária, porém, o fato de sermos predispostos ao desenvolvimento de alguma doença, não define propriamente o surgimento da mesma. Além disso, é imprescindível ressaltar que mesmo quando é descoberto alguma alteração nos exames, a alimentação adequada possui um papel muito importante, pois um organismo sem energia e nutrição terá maior dificuldade em combater e trabalhar na recuperação. 

Entende como a alimentação é primordial para a saúde? Por isso, é importante pensar que  os exames de rotina são essenciais para o diagnóstico precoce, mas não são suficientes para a prevenção do surgimento da doença. A preocupação com a saúde precisa ser uma junção entre o estilo de vida saudável e o exame de rotina.

Quer saber como ter esse olhar especial? Anote algumas dicas: 

– Tenha horários diários para fazer as refeições, não pule refeições; 

– Fuja dos alimentos ultraprocessados, ricos em corantes, condimentos e conservantes. Quanto maior a lista de ingredientes na embalagem, pior o alimento;

– Tenha uma alimentação variada em cores e grupos alimentares, como grãos, leguminosas, frutas e vegetais;

– Cuidado com o uso de açúcar, principalmente o refinado;

– Beba água suficiente;

– Prefira alimentos integrais; 

– Fuja de refrigerantes e bebidas artificiais;

– Evite frituras;

– E na dúvida, anote a regrinha: “desembale menos e descasque mais”. 

Que esse Outubro Rosa te leve a ter atenção aos exames de rotina, ao auto exame, mas que também te faça refletir sobre a importância do cuidado com a sua alimentação em todos os outros meses. Use o outubro rosa como o momento para fazer sua listinha de mudanças. Afinal, “é melhor prevenir do que remediar!”

Imagem de diana.grytsku no Freepik.

Veja outros artigos

O que acontece depois do Dia das Mães

No último domingo, milhares de mães, em todo o Brasil, almoçaram com seus filhos, receberam presentes, foram parabenizadas e homenageadas publicamente. Mas

Esperança diante do sofrimento

Algumas passagens bíblicas se tornam complicadas de entender, e acreditar, quando tragédias acontecem. Mesmo para mulheres de fé pode ser um desafio

O trabalho exemplar de Rute

Aproveitamos o Dia do Trabalho para honrar a força e a dedicação de todas mulheres que fazem parte do Mulheres em Missão.