Seja durante eventos pontuais ou no dia a dia, toda atividade física exige um preparo especial.
Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271
Se você é do time que não tem o hábito de praticar atividades físicas e vai participar do Desafio Superação ou a partir de agora vai aproveitar a chegada do verão para organizar a rotina de exercícios, anote essas dicas básicas para auxiliar na nova rotina. Quer se preparar para atividade física?
1- Mantenha o corpo hidratado, pré atividade, durante e após a atividades
Beber água durante a atividade física é fundamental para o bom desempenho do corpo, porém, cabe ressaltar que o organismo precisa de preparo e hidratação adequada. Levar a garrafinha durante a corrida ou caminhada não é o suficiente. Manter o organismo hidratado deve ser uma preocupação diária, por isso, beba água suficiente durante todo dia e após a atividade também.
2- Tenha uma alimentação rica em nutrientes
A alimentação é o combustível para que seu corpo funcione corretamente durante a atividade. Por isso, tenha diariamente o hábito de consumir vegetais, grãos, frutas e legumes nas refeições. Antes da atividade, faça um lanche leve, rico em nutrientes, frutas, sais naturais, iogurtes e alimentos que trarão a sensação de saciedade sem causar “estufamento”. Não faça atividades em jejum para não correr o risco de ter sensações de desmaios e enfraquecimento durante a prática. E após a atividade nada de exagerar, mantenha as escolha nutritivas para a regeneração pós atividade.
3- Alongue-se
O alongamento é uma maneira de preparar o corpo para os movimentos durante a atividade física, porém, ele também é essencial após a atividade. Nesse momento a musculatura se encontra enrijecida e o risco de lesão ou dor sem alongamento devido pode acontecer. Para isso, escute o profissional adequado para direcionar qual o melhor tipo de alongamento para sua atividade.
4- Escolhas roupas e sapatos adequados
Para atividade física é preciso que seu corpo consiga fazer a atividade da melhor forma, bem como a oxigenação e circulação sanguínea adequada. Por isso, escolha roupas leves, que auxiliem na transpiração e que não causem desconforto durante a atividade. Sapatos adequados também são primordiais.
5- Proteja-se do Sol
Que a vitamina D é essencial para a saúde todos sabemos, mas a atividade física realizada ao ar livre, como caminhadas e corridas, requerem um cuidado maior. Para isso, use protetor solar adequado a sua pele, respeito o tempo de ação e aplicação indicados na embalagem. Use proteção na cabeça, além de auxiliar a cobrir o rosto, ajudam na diminuição da possibilidade de dores de cabeça após a atividade.
6- Se concentre na atividade e na respiração adequada
Fazer atividade física tem benefícios incontáveis ao corpo e a mente, por isso faça dela um momento gostoso entre amigos, família ou até mesmo sozinho. Durante a atividade, respire profundamente, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca. Essa prática além de fortalecer os pulmões, auxiliar na oxigênio do organismo, também auxilia no controle de estresse e ansiedade.
7- Comece
Atividade física é a grande aliada do controle do peso, diminuição do risco de doenças cardiovasculares e hipertensão, além de ser um ponto muito importante para a saúde emocional e qualidade do sono. Por isso, mesmo que com tempos menores, comece! Não espere ter tempo para realizar grandes atividades, comece hoje mesmo a se desafiar e superar. Seu corpo e mente agradecem.
“O organismo todo precisa da revigorante influência do exercício ao ar livre. Umas poucas horas de trabalho físico diariamente, tenderiam a renovar o vigor físico e dar repouso e alívio à mente”. (Mente caráter e personalidade cap.14, pág. 115)