Seja no dia a dia, nos exames ou na alimentação, pequenas atitudes podem prevenir o câncer de mama.
Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271
Estamos em outubro, conhecido como Outubro Rosa, e ouvimos diversos dados e campanhas a respeito do câncer de mama e sua prevenção. Talvez, entre tantos números, você pense que essa campanha não é para você, afinal, seus exames estão em dia e nunca apresentaram alteração.
Mas a verdade é que existem outras opções que complementam o hábito de fazer os exames rotineiros e o auto toque de mama. A prevenção está relacionada ao estilo de vida, e para que o câncer possa ser detectado no estágio inicial é necessário dar atenção aos detalhes.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, as escolhas alimentares inadequadas são a segunda maior causa de câncer que poderia ser prevenida. Só no Brasil, cerca de 20% dos casos de câncer poderiam ser evitados caso houvesse uma rotina alimentar saudável.
A alimentação balanceada é a base de uma boa saúde. Tudo o que comemos terá impacto no bem-estar. A má alimentação enfraquece o organismo, baixando a imunidade e podendo sim abrir portas para o surgimento de doenças.
E os fatores genéticos?
Sabemos que existem algumas doenças que fazem parte da nossa formação hereditária, porém, o fato de sermos predispostos ao desenvolvimento de alguma doença, não define propriamente o surgimento da mesma. Além disso, é imprescindível ressaltar que mesmo quando é descoberto alguma alteração nos exames, a alimentação adequada possui um papel muito importante, pois um organismo sem energia e nutrição terá maior dificuldade em combater e trabalhar na recuperação.
Entende como a alimentação é primordial para a saúde? Por isso, é importante pensar que os exames de rotina são essenciais para o diagnóstico precoce, mas não são suficientes para a prevenção do surgimento da doença. A preocupação com a saúde precisa ser uma junção entre o estilo de vida saudável e o exame de rotina.
Quer saber como ter esse olhar especial? Anote algumas dicas:
– Tenha horários diários para fazer as refeições, não pule refeições;
– Fuja dos alimentos ultraprocessados, ricos em corantes, condimentos e conservantes. Quanto maior a lista de ingredientes na embalagem, pior o alimento;
– Tenha uma alimentação variada em cores e grupos alimentares, como grãos, leguminosas, frutas e vegetais;
– Cuidado com o uso de açúcar, principalmente o refinado;
– Beba água suficiente;
– Prefira alimentos integrais;
– Fuja de refrigerantes e bebidas artificiais;
– Evite frituras;
– E na dúvida, anote a regrinha: “desembale menos e descasque mais”.
Que esse Outubro Rosa te leve a ter atenção aos exames de rotina, ao auto exame, mas que também te faça refletir sobre a importância do cuidado com a sua alimentação em todos os outros meses. Use o outubro rosa como o momento para fazer sua listinha de mudanças. Afinal, “é melhor prevenir do que remediar!”
Imagem de diana.grytsku no Freepik.