Recepção: O primeiro contato com a casa de Deus

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Se a primeira impressão é a que fica, o Ministério da Recepção não deve ser subestimado.

Foto: Igreja UNASP EC

Você já visitou um amigo e imediatamente já se sentiu “em casa”? É comum que novos lugares, novas experiências e novas pessoas gerem certo desconforto, mas saber tornar o ambiente acolhedor é um dom divino. Na igreja, o departamento responsável por proporcionar esse aconchego é o Ministério da Recepção, e para que o objetivo final seja alcançado, todos os membros devem se empenhar em receber seus visitantes da melhor forma possível.

Conheça a sua comunidade

Mais do que um aperto de mão e um “Feliz Sábado” (que são muito importantes), é necessário conhecer a sua própria comunidade para conseguir distinguir quem é visitante e quem já é membro, seja ele batizado ou estudante da Palavra de Deus.

Esse olhar atento deve também perceber quais visitantes estão acompanhados, afinal, caso exista um “anfitrião” este ficará responsável por responder dúvidas simples como onde é o banheiro, quais os horários de culto e assim por diante. É claro que uma boa recepção possui um início, um durante, mas não tem fim, pois nosso maior desejo é que a visita conheça a igreja e escolha ficar para congregar conosco.

Recepcione os visitantes com empatia

Evite situações que possam gerar desconforto nas pessoas. Se é costume da igreja cumprimentar os visitantes diante de toda a comunidade, no microfone, é de bom tom que esse cumprimento seja geral, sem citar nomes e principalmente sem pedir que os visitantes acenem ou fiquem em pé. Algumas pessoas mais tímidas podem se sentir incomodadas com o excesso de atenção.

Se por um lado a exposição pública é uma má ideia, a atenção pessoal e cuidadosa é muito bem-vinda. Seja ao oferecer uma Bíblia impressa ou mesmo na conversa descontraída após a mensagem do pregador, o contato pessoal e interessado aproxima. E não se engane! Todas as amizades neste contexto são intencionais, pois temos a missão de aproximar a todos do nosso Senhor e Salvador.

Deus em primeiro lugar

Sem dúvidas, o compromisso mais importante do Ministério da Recepção é com Cristo, pois não há como falar sobre salvação se não conhecermos pessoalmente aquele que nos salvou. Tanto os líderes deste ministério quanto a equipe devem ser fiéis ao contato diário com Deus.

Ainda que detalhes operacionais precisem de ajustes constantes, como a escala dos recepcionistas ou o registro dos visitantes, a parte principal estará garantida pelo agir de Deus. Com Ele à frente, testemunharemos corações conquistados e almas salvas.

 

Veja outros artigos

Círculos do amor: amor à missão

O amor pela missão é uma das expressões mais sublimes da fé cristã, especialmente para as mulheres que dedicam suas vidas ao

Círculos do amor: amor fraternal

No penúltimo texto da série, vamos tratar do “Amor Fraternal”, uma das belíssimas consequências da transformação divina. Para as mulheres cristãs, cultivar