Cuidando do Coração das Mulheres I

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conscientização sobre fatores de risco para doenças cardíacas tem de avançar, especialmente entre mulheres mais jovens, defende cardiologista americana, Athena Poppas .

Foi-se o tempo em que as doenças do coração eram vistas como um problema predominantemente masculino. Os números de infarto, insuficiência cardíaca e outras mazelas demonstram que os perigos ao peito são bem democráticos do ponto de vista do gênero. Mas essa conscientização, que envolve a população e os próprios profissionais de saúde, precisa continuar com força. Inclusive porque os males  cardiovasculares têm aparecido (e preocupado) ainda mais cedo nas mulheres. 

6 Passos Para Cuidar do Seu Coração


Quando conhecemos os principais desafios nessa missão, tudo fica muito mais simples. Por isso, listamos os principais fatores de risco que agravam a sua saúde cardiovascular e que você deve ficar sempre de olho, confira:

 

  1. Colesterol alto
    O colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de arterosclerose coronária, angina e infarto. Dieta equilibrada e exercícios ajudam, mas, por vezes, será necessário utilizar medicamentos para controlar esta gordura da circulação.
  2. Obesidade
    O acúmulo de gordura no organismo é um indicativo do risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Aliar uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios é uma boa solução.
  3. Diabetes
    Diabetes é um condição na qual há falha no metabolismo do açúcar, fazendo com que ocorra um aumento na glicose no sangue, um fator de risco para muitas doenças, em especial a arterosclerose. Frequentemente o diabetes pode levar a angina, infarto e insuficiência cardíaca. Em virtude disto, é importante controlar a glicemia (nível de açúcar no sangue) , manter alimentação balanceada, sem exagerar nos doces e carboidratos e praticar atividade física. Estes cuidados tem de ser ainda mais acentuados no caso de existir história de diabetes na sua família. 
  4. Estresse
    O estresse é um conhecido fator de risco que facilita o desenvolvimento de doenças vasculares, aumenta a pressão arterial e que pode ser combatido com a prática de atividades físicas, reservando um tempo para seu lazer e convivendo com a família e amigos.
  5. Pressão alta
    Outro fator relacionado ao coração é a pressão alta, sendo assim, avalie regularmente sua pressão arterial e não exagere no sal na dieta.
  6. Sedentarismo
    A falta de atividade física é um dos fatores que colabora para o surgimento de doenças cardiovasculares. Então, para riscar esse fator da lista, que tal uma caminhada de 30 minutos por dia?

Caso você apresente alguns desses fatores, é hora de cuidar do seu coração. Procure o cardiologista e converse sobre os melhores caminhos para prevenir doenças cardiovasculares.

Referencia: Veja Saúde / Fleury – Medicina e saúde

 

Veja outros artigos

Círculos do amor: amor à missão

O amor pela missão é uma das expressões mais sublimes da fé cristã, especialmente para as mulheres que dedicam suas vidas ao

Círculos do amor: amor fraternal

No penúltimo texto da série, vamos tratar do “Amor Fraternal”, uma das belíssimas consequências da transformação divina. Para as mulheres cristãs, cultivar