Como estudar e entender a Bíblia? Aprenda em 7 passos

Você concorda que separar um tempo para Deus tem sido cada vez mais difícil?!

 

O trabalho, a casa, os filhos, o marido, o “eu”. Todas estas coisas se tornam desculpas deixarmos de lado o nosso momento com Deus. Pode ser também que a dificuldade em estudar e entender a Bíblia não seja uma tarefa fácil para você, e isso a desanime. Mas, fique tranquila, você não está sozinha.

Pensando em te auxiliar no processo da leitura e compreensão da Bíblia, trouxemos alguns passos que facilitarão seu estudo. Tome nota, pratique. Isso resultará num impacto positivo em seu relacionamento com Deus. Confira as dicas!

 

Passo 1 – Espírito Santo

Antes de iniciar o estudo, é preciso ter a presença e orientação do Espírito Santo. Em João 16:8, a Palavra afirma que é a pessoa do Espírito Santo quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo.

Jesus mesmo disse: “mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”João 14:26

Ore, pedindo o Espírito Santo e aceite-o em sua jornada.

 

Passo 2 – Oração

A oração é uma das armas mais poderosas que o cristão tem à sua disposição. O próprio Senhor Jesus Cristo, enquanto esteve aqui na terra, levou uma vida de oração.

Ore sempre antes de abrir a Bíblia para estudar. Peça sabedoria e entendimento a Deus. Que nada o impeça e o distraia desse propósito. Quem vive uma vida de oração, reconhece Seu poder e a maneira como Deus atua em sua jornada. Orar permite abrir o coração a Deus e os ouvidos à Sua voz.

“E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mateus 21:22

 

Passo 3 – Rotina/Constância

Defina um horário, local, e tempo de estudo. Tenha foco e disciplina.

Separar um tempo diário é a melhor maneira de se estudar a Bíblia. Criar uma rotina e fazer disso um estudo do seu dia-a-dia, em um local específico, calmo, e longe de distrações, fará com que sua meta de estudo seja alcançada. Isso se tornará um hábito e uma parte indispensável de sua vida.

 

Passo 4 – Plano de estudo

Defina seu objetivo antes de começar. Você deseja ler a Bíblia toda? Tem curiosidade, quer aprender mais sobre um determinado assunto? São algumas as perguntas que você deve se fazer para se nortear nos estudos. Busque começar com leituras que sejam atrativas para você, isso vai te ajudar a não desistir.

Você pode ler um capítulo por dia.
Começar pelo Novo Testamento.
Anotar versos bíblicos em um caderno e tentar memorizar.
Ler um capítulo ou verso e escrever o que entendeu.

 

Passo 5 – Ferramentas de apoio

Existem muitos textos, versos, palavras de difícil compreensão, e isso pode causar desânimo no leitor. Por isso, invista em ferramentas de apoio como por exemplo:
Dicionário Bíblico, como este site online: https://casadosenhor.com.br/dicionario/
Cursos em sua igreja local ou online.
Obtenha ajuda de pessoas que sejam da área, como por exemplo, seu pastor. Marque um momento para tirar suas dúvidas com ele.
Livros, artigos, vídeos, sermões, materiais, etc. Tudo que esteja ligado ao assunto que está estudando.

Quando se analisa a cultura, o idioma, os costumes locais da época, o que parecia sem sentido, toma contexto e fica mais fácil a compreensão.

 

Passo 6 – Versão, tradução e formato da Bíblia

Existem várias traduções e versões da Bíblia. Procure uma ou mais versões que se adequem ao seu gosto de leitura.

Este site, por exemplo, disponibiliza inúmeras versões: https://www.bible.com/pt/versions

Existem também Bíblias de diversos tamanhos, formatos, cores etc. Procure aquela que se encaixe em seu gosto pessoal.

Há também técnicas para o estudo da Bíblia, como Bíblia Jourling, que é uma técnica criada nos Estados Unidos, para estimular a leitura e o estudo da Bíblia Sagrada de uma maneira criativa. Consiste em destacar versículos, ideias, sentimentos e ensinamentos de uma maneira artística em sua Bíblia, registrando, assim, sua experiência com Deus como em um diário.

 

Passo 7 – Não desista!

Mesmo que pareça difícil, não desista! Adeque o estudo à sua realidade. Mesmo em dias corridos, férias, viagens, enfim, não deixe o estudo da Bíblia de lado. Para a vida do cristão, a leitura da Palavra de Deus é crucial para entendermos a vontade do nosso Pai. Comece hoje, comece agora!

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn