Como aumentar a imunidade

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Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271

Gripe, resfriados, dores de cabeça, crises alérgicas são algumas das maneiras que o corpo sinaliza que algo não vai bem. Muito se houve sobre imunidade, mas afinal o que é exatamente a imunidade alta ou baixa? 

O sistema imunológico saudável é fundamental para o combate de doenças e manter ativa as funções de órgãos vitais do nosso corpo. Uma pessoa com a imunidade fortalecida tem mais qualidade de vida, disposição e um corpo saudável, por outro lado, quando a imunidade é afetada, ficamos mais suscetíveis a desenvolver gripes, resfriados, inflamações, alergias e até mesmo doenças maiores.  

Imagem: Freepik

Passos para fortalecer a imunidade: 

  • Consuma alimentos naturais: frutas fonte de vitamina C, como laranja, limão, morango, acerola, legumes e vegetais verdes escuros são grandes aliados da imunidade, por isso capriche na quantidade e variedade diária, procure sempre variar ao longo dos meses de acordo com os alimentos da época, além de mais saborosos, são mais acessíveis e mais saudáveis.

 

  •  Utilize especiarias e temperos naturais: cebola, alho, salsinha, manjericão, cúrcuma e etc… além de mais saudáveis e saborosos, fortalecem o sistema imunológico auxiliando no combate à inflamações. 

 

  •  Aposte no consumo de chás: os chás não estimulantes, auxiliam na diminuição de peso, no combate à retenção de líquido, na diminuição do acúmulo de toxinas no corpo.

 

  •  Fuja dos alimentos ricos em conservantes e aditivos: lembre/se quanto maior o número de ingredientes e com mais nomes “desconhecidos”, menos saudável aquele alimento é, o que influencia de maneira significativa na sua saúde e imunidade. 

 

  •  Esqueça das Dietas restritivas: pessoas que possuem o hábito em manter em dietas altamente restritiva, com pouca ingestão de alimentos, apresentam grande redução da imunidade, isso acontece devido à baixa ingestão de nutrientes. Ao invés de se manter nesse cenários, prefira fazer boas escolhas alimentares, além da manutenção adequada do peso, ainda garante uma boa saúde.

 

  • Tenha atenção a vitamina D: se expor diariamente 20 minutos ao sol e repor vitamina D na dieta é uma estratégia muito importante para o fortalecimento imunológico, pois a vitamina D auxilia na manutenção do peso e combate à inflamação. 

 

  •  Tenha uma rotina de sono saudável: hora de sono irregulares afetam de forma grandiosa e ruim a imunidade, o corpo precisa de horas de qualidade de descanso para se recompor e fortalecer o sistema imunológico. 

 

  • Beba água: a água é o passo principal para um bom funcionamento imunológico, manter-se hidratado, gasta muitas doenças.

Lembre-se: um sistema imunológico fortalecido é o segredo de uma vida e um corpo saudável!

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