Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271
Diversos estudos têm mostrado que o estilo de vida saudável, associado ao tratamento eficaz, possui impactos positivos no controle da ansiedade, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar.
Nos últimos anos o Brasil tem ganhado destaque no aumento de casos de TAG- (Transtorno de ansiedade Generalizada) sendo que atualmente mais de 18.6 milhões de brasileiros fazem parte do grupo.
O TAG tem como característica a “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”. Dentre os sintomas, é possível notar o aumento de irritabilidade, ritmo cardíaco e respiração alterada, insônia, tensão muscular, baixa concentração, inquietação e cansaço.
A alimentação adequada tem papel eficaz nos fatores emocionais e para um tratamento completo não deve ser negligenciada.
Cuide do seu intestino
O consumo de fibras de alimentos naturais como frutas, verduras, legumes e cereais, auxiliam no funcionamento intestinal adequado. Diversas pesquisas têm apontado a importância do bom funcionamento intestinal e a relação com a saúde mental nos quadros de ansiedade e depressão. Isso acontece devido ao fato da interação da microbiota intestinal e o cérebro estarem ligados a metabolização dos precursores da serotonina e dopamina (hormônios responsáveis na manutenção do humor).
Sendo assim a troca de alimentos ultraprocessados por in natura trará grandes benefícios a flora intestinal.
O que o seu corpo precisa para auxiliar na diminuição da TAG
Vitaminas do complexo B: Quando deficientes no organismo podem causar, estresse, depressão, ansiedade, irritabilidade entre outros.
Onde encontrar: Abacate, oleaginosas, brócolis, ovos, sementes e cereais integrais
Zinco: Diversos estudos têm apontado o zinco como essencial a diminuição nos quadros de ansiedade
Onde encontrar: Linhaça, semente de abóbora, amendoins, castanhas, cacau, espinafre, feijões
Magnésio: A deficiência pode levar a altos níveis de aceleração mental e aumento da ansiedade
Onde encontrar: Banana, abacate, uva, gergelim, nozes, couve, grãos integrais, cereais, beterraba, castanha de caju
Carboidratos: A escolha de fontes de carboidratos adequados auxiliarão no controle glicêmico e darão disposição ao longo dia dia. Por isso a troca de carboidratos simples/refinados (conhecidos como “brancos”), por integrais
Onde encontrar: Arroz integral, macarrão integral, aveia, mandioca, batata doce, milho, cuscuz, pães integrais
Proteínas: O triptofano encontrado nas proteínas tem papel fundamental na produção de serotonina.
Onde encontrar:Feijões, grãos, cogumelos, quinoa, castanhas, tofu
Lipídios: O consumo de Omega 3 encontrado em fontes de óleos saudáveis possui papel importante no funcionamento cerebral
Onde encontrar: Linhaça, farinha de linhaça, azeite de oliva, sementes e oleaginosas.
Antioxidantes: Auxiliar importante na manutenção cerebral
Onde encontrar: Fontes de vitamina C como, laranja, limão, morango, acerola, abacaxi. Feijões, nozes, brócolis, cúrcuma, gengibre e canela.
Aqui estão algumas dicas de alimentos para auxiliar na sua saúde emocional e controle da ansiedade, no entanto, sabemos que ter uma alimentação equilibrada e saudável nem sempre é fácil. Principalmente quando a mente já está doente, a facilidade em entrar em um ciclo entre alimentação fragilizada e mente fragilizada é uma realidade, por isso se você se encontra nesse quadro, procure ajuda de profissionais habilitados. Desta forma, você poderá trabalhar as raízes do problema junto ao estilo de vida saudável.