8 dicas para uma vida saudável

Devemos buscar a qualidade de vida em todos os âmbitos, físico, emocional e espiritual. Seu corpo é o templo do Espírito Santo (I Cor. 6:19). Por isso, cuide dele!

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. I Coríntios 10:31

Colocar em prática essas oito dicas (princípios), ajudará você a ter vida plena e maior bem estar.

 

Dica 1. Beba água regularmente

Se você se sente cansado, pode ser sinal de falta de água no organismo. O ser humano é formado por cerca de 70% de água, portanto, é preciso repor constantemente a água que perdemos. Mau hálito, dores de cabeça, enxaqueca e outros desconfortos, até mesmo doenças, podem ser ocasionados pela falta de água no corpo. A água é responsável por limpar o organismo e eliminar as impurezas do sangue. Recomenda-se consumir em média 2 litros de água por dia (8 a 10 copos). Água é vital, tanto para o planeta, quanto para o nosso corpo. Beba água!

 

Dica 2. Alimente-se de maneira saudável

Dois aspectos envolvem a alimentação saudável: moderação e equilíbrio, tanto com alimentos que prejudicam o organismo, quanto com os que são benéficos. É importante aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras. Recomenda-se que sejam três refeições diárias compostas por alimentos simples, excluindo o açúcar e refinados. Evite “beliscar” entre as refeições, nosso estômago também precisa de descanso. Se você sente dificuldades nesta dica, comece aos poucos, mas comece!

 

Dica 3. Respire ar puro

O oxigênio é essencial para a vida. Ao respirar profundamente, com calma e regularidade, o nosso cérebro é irrigado, o ar chega em todas as partes dos pulmões e o sangue circula corretamente. Respirar ar puro evita infecções respiratórias, melhora o humor, acelera o rendimento intelectual. Procure sempre lugares abertos e arejados para estar. E quando possível, separe um tempo para estar junto à natureza.

 

Dica 4. Tome banho do sol

Não é novidade que o nosso organismo necessita de vitaminas, entre elas a vitamina D, essencial para fortalecimento dos ossos. Ficar exposto ao sol nos horários corretos (se possível entre 7 e 9 horas da manhã e 4 e 5 horas da tarde), ajuda na produção da vitamina D em nosso organismo. Além de liberar a serotonina, que é o neurotransmissor da felicidade, melhora o ânimo, ajuda a controlar a ansiedade, deixa a pessoa mais disposta. Abra a janela, afaste as cortinas e persianas. Caminhe diariamente ao ar livre. 30 minutos já são suficientes.

 

Dica 5. Pratique exercício físico

Faça exercícios físicos diariamente. É unanimidade entre os profissionais da saúde que a prática diária de exercícios físicos proporcionam longevidade. Existem diversos benefícios quando se vive uma vida de exercícios, como o fortalecimento do coração; aumento da capacidade pulmonar, o combate ao estresse, depressão e ansiedade; diminuição da pressão arterial; acelera o metabolismo; ajudam a ter um bom sono. Portanto, bora! Mexa-se! Seu corpo, seu cérebro, suas emoções e -quem está perto de você também- agradecem!

 

Dica 6. Repouse e descanse

O descanso promove uma boa qualidade de vida. Durma números de horas suficientes, recomenda-se de 7 a 8 horas por noite. Um bom repouso e descanso recuperam as energias gastas. É importante também separar um dia da semana para você relaxar, estar com a família, reconectar com Deus.

 

Dica 7. Pratique o domínio próprio

A base é a temperança, o equilíbrio. A temperança pode ser definida como abstinência de tudo que é prejudicial e consumo equilibrado do que é bom. Viva uma vida equilibrada. Domine o seu “eu”.

 

 

Dica 8. Confie em Deus

É necessário manter um equilíbrio entre o corpo, a mente, e o espírito. A mente afeta diretamente o corpo. O estado mental afeta a saúde. Peça ajuda a Deus para enfrentar todas as dificuldades e problemas. Viver uma vida saudável vai além de religiosidade, mas sim uma fé prática, um relacionamento de confiança e amor com Deus.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn