Se você está no grupo de mulheres que pensam que o que é gostoso faz mal e que alimentos que fazem bem são ruins, te convido a sentar e ler esse texto com calma!
Nutricionista Michelle Fernandes – CRN 37271
Imagine a seguinte cena, você entra no mercado decidida a comprar alimentos saudáveis para preparar as próximas refeições da semana. Desvia de um corredor ali, outro aqui, olha um produto e pensa, e se eu levar uma sobremesa para ter algo especial? Entre tantas opções das chamadas “Guloseimas”, fica difícil escolher qual levar. Você então escolhe uma torta brilhante e coloca no carrinho. Logo em seguida caminha na direção da sessão “Hortifruti” e pensa: “Agora preciso caprichar na salada para equilibrar a sobremesa que acabei de comprar. Se algo parecido já aconteceu com você preciso te dar uma notícia! Você acaba de cair na cilada de separar alimentos entre “gostoso” e “saudável”.
Propaganda meio enganosa
A verdade é que ao longo dos anos a indústria alimentícia tem trabalhado incansavelmente para agradar e fidelizar seu público. E não é de se admirar que basta um alimento conquistar um número ideal de “fiéis” que rapidamente ela se reinventa, seja num novo sabor, numa nova embalagem, uma nova cor e até um novo cheiro. E assim acontece a cada dia em todos os momentos e com os famosos produtos “gostosos da prateleira”. E eu nem pretendo falar sobre aditivos e conservantes por aqui.
Em contra partida, você já parou para pensar que os alimentos considerados “não tão gostosos” ou “saudáveis demais”, raramente possuem propagandas, lançamentos, novas embalagens e reinvenções com tanto empenho e força?
Pensando nesse contexto, gostaria de te levar algumas reflexões: Será que realmente esses produtos são mais gostosos ou estamos com o paladar corrompido e com o passar do tempo acabamos deixando de sentir prazer nos sabores naturais? Será que é possível ter uma alimentação gostosa e natural? Não quero aqui radicalizar esses alimentos, mas te levar a refletir que é possível preparar a mesma torta deliciosa do início desse texto com ingredientes mais saudáveis e ainda sim ter prazer na alimentação natural.
Nos alimentamos pelo que vemos, pelo cheiro, pela cor, pela textura e pela memória que aquele alimento é capaz de criar.
Que tal começar a melhorar sua relação e visão com a comida saudável? Desafio você a preparar aquela mesa especial e caprichar em um prato saudável e delicioso. Além de saúde você pode criar boas memórias em família.